Enquanto os tenistas mais consolidados se preparam de olho no primeiro Grand Slam de 2026, o Australian Open, alguns mais jovens disputam um outro título. Desde o dia 17 de dezembro, oito jogadores estão em Jeddah, na Arábia Saudita, na disputa do Next Gen ATP Finals.

O brasileiro João Fonseca estava disponível para o torneio, porém, recusou a participação. O número 24 no Ranking da ATP, por enquanto, foi campeão do Next Gen ATP Finals de 2024 para cima do estadunidense Learner Tien. Na sala dos vencedores, também estão o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner.

Nesta sexta-feira (19), ocorreu as últimas partidas da Fase de Grupos para definir os quatro classificados às Semifinais. Na parte da manhã, o belga Alexander Blockx (2) e o estadunidense Nishesh Basavareddy (6) garantiram uma vaga no Grupo Azul. O primeiro, invicto, superou o croata Dino Prizmic (3) e o segundo, o alemão Justin Engel (8).

Mais tarde, foi a vez dos quatro representantes do Grupo Vermelho entraram em quadra. Entre eles, o vice-campeão de 2024, o estadunidense Learner Tien (1). Ele duelou com o norueguês Nicolai Budkov Kjaer (5) e confirmou um lugar na Semifinal com emoção ao buscar uma virada. O resultado, inclusive, o colocou na liderança.

A companhia para Tien será o próprio Kjaer. Os dois ficaram empatados com o espanhol Rafael Jodar (7) que superou o compatriota Martin Landaluce (4). No entanto, Jodar perde nos critérios de desempate. Assim, os confrontos da Semifinal, amanhã, serão entre Learner Tien x Nishesh Basavareddy e Alexander Blockx x Nicolai Budkov Kjaer. A grande Final é no dia seguinte, domingo.