O ATP 500 do Rio de Janeiro, ou melhor, o Rio Open, de 2026 estará diferente. Se em anos anteriores tivemos o espanhol Carlos Alcaraz, o alemão Alexander Zverev e o francês Arthur Fils, a próxima edição perde nível. O motivo está na própria ATP, que elevou o torneio 250 de Dubai, na mesma data, para 500 pontos.
Assim, muitos tenistas da primeira prateleira optaram pela disputa no Catar para se preparar de olho na gira estadunidense de quadra dura. As listas de inscritos, neste primeiro momento, refletem a prioridade. No Rio Open, somente um Top-10, em Dubai, 5.
No entanto, não dá para menosprezar o maior torneio da América Latina. O Rio Open ainda terá tenistas de alto nível, a exemplo de João Fonseca, Lorenzo Musetti, Fran Cerúndolo, e os veteranos Matteo Berrettini e Gael Monfils. O francês, inclusive, está na temporada de despedida na carreira.
O atual bicampeão, o argentino Sebastian Baez também marca presença novamente no Rio de Janeiro. Na última edição, o tenista de 25 anos superou o algoz de João Fonseca na primeira rodada, o francês Alexander Muller, em 6×2 e 6×3. As últimas vagas serão preenchidas após o Qualifying.
Confira a lista completa do Rio Open:
- Lorenzo Musetti – Italiano
- Fran Cerúndolo – Argentino
- Luciano Darderi – Italiano
- João Fonseca – Brasileiro
- Sebastian Baez – Argentino
- Lorenzo Sonego – Italiano
- Daniel Altmaier – Alemão
- Camilo Ugo Carabelli – Argentino
- Alexander Muller – Francês
- Matteo Berrettini – Italiano
- Tomas Martín Etcheverry – Argentino
- Damir Dzumhur – Bósnio
- Franscisco Comesana – Argentino
- Pedro Martínez – Espanhol
- Mariano Navone – Argentino
- Alejandro Tabilo – Chileno
- Cristian Garin – Chileno
- Juan Manuel Cerúndolo – Argentino
- Emilio Nava – Estadunidense
- Lasla Djere – Sérvio
- Carlos Taberner – Espanhol
- Ignacio Buse – Peruano
- Vit Kopriva – Tcheco
- Gael Monfils – Francês