Em meio à preparação para a temporada de 2026, diversos tenistas e ex-jogadores recebem convites de programas esportivos. Com a ausência das partidas e torneios, aparece a oportunidade de conversar melhor e perguntar sobre outras questões para além das derrotas e vitórias.

Entre os assuntos que se tornam frequentes nas entrevistas deste ano, está João Fonseca. O brasileiro dono da 24ª colocação no Ranking ATP com 19 anos sempre é o tema de alguma das perguntas. Recentemente, quem falou sobre o jovem foi o russo Daniil Medvedev.

Nesta semana, foi a vez do lendário tenista espanhol, Rafael Nadal. Dono de 22 Grand Slam’s e rei do saibro, o ex-jogador concedeu entrevista para um programa de rádio espanhol, El Larguero. Apesar de não enfrentar João Fonseca, teve de responder em relação à projeção do brasileiro.

Enquanto muitos dos que respondem se adiantam e acreditam que João Fonseca brigará com o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner, Nadal, aos 39 anos, tem mais cuidado. “Vamos ver o que acontece com ele. É jovem, acabou de chegar. Ainda não está em condições de pensar nessas coisas. Temos que ver como será sua evolução.”

Para o tenista espanhol, a tarefa de acabar com a hegemonia dos líderes do Ranking ATP, por enquanto, é de quem está há mais tempo no circuito. “Falta um Zverev mais em forma, um Medvedev mais em forma… Os dois abriram uma diferença muito grande em relação aos demais.”