O primeiro Grand Slam de 2026 está na reta final. Na noite e madrugada de segunda para terça-feira, oito tenistas entraram em quadra nas chaves de simples em busca de quatro vagas para a Semifinal. No masculino, o favoritismo se confirmou em ambas as partidas; no feminino, por outro lado, surpresa.
O Australian Open reuniu, tanto na chave masculina quanto na feminina, os seis principais cabeças de chave nas Quartas de Final. Na próxima fase, porém, só entre os homens haverá a possibilidade de uma Semifinal com os cabeças de chave número um, dois, três e quatro.
O líder do ranking da ATP, por enquanto, Carlos Alcaraz, fechou a sessão do Australian Open com uma vitória imponente sobre o último restante da casa: Alex de Minaur. O duelo acabou em três sets com parciais de 7×5, 6×2 e 6×1. Na Semifinal, o confronto é diante do alemão Alexander Zverev.
O tenista que entrou em Melbourne como cabeça de chave número três e na busca do primeiro título de Grand Slam levou susto, mas triunfo. Zverev enfrentou a sensação do Australian Open, o estadunidense Learner Tien e avançou com parciais de 6×3, (5)6×7, 6×1 e 7×6(3).
Feminino
Mais uma vez, coube à bielorrussa Aryna Sabalenka abrir os trabalhos na Rod Laver Arena. E, mais uma vez, diante de uma jovem promessa do circuito WTA: a estadunidense Iva Jovic. Mais uma vez, vitória da líder do ranking. As parciais foram de 6×3 e 6×0.
A “responsável” pela Semifinal feminina não ser entre a cabeça de chave número um e três, como no masculino, é a ucraniana Elina Svitolina. A cabeça de chave número 12 passou pela estadunidense Coco Gauff com 6×1 e 6×2.
Hoje, o Australian Open conhece os outros dois e as outras duas Semifinalistas. O italiano Lorenzo Musetti (5) pega o sérvio Novak Djokovic (4), enquanto o também italiano Jannik Sinner (2), o estadunidense Ben Shelton (8). No feminino, a cazaque Elena Rybakina (5) enfrenta a polonesa Iga Swiatek (2) e as estadunidenses Amanda Anisimova (4) e Jessica Pegula (6) se encontram.