Quando Marcelo Melo anunciou que deixaria Rafael Matos para jogar ao lado de Fernando Romboli, a torcida brasileira estranhou. Aliás, a dupla se consolidou no circuito e, inclusive, venceu o ATP 500 do Rio de Janeiro de 2025. No entanto, fez sentido em meio à crescente do terceiro tenista, que assumiu o Top-1 entre os brasileiros no Ranking de Duplas.

Assim, apesar do término com Rafael Matos, esperava-se bom desempenho de Marcelo Melo e Fernando Romboli. Infelizmente, durou pouco. Nesta segunda-feira (26), saiu as informações de que os dois não disputarão novos torneios do circuito como parceiros. A explicação, assim como novos parceiros, não foi revelada por enquanto.

Marcelo Melo e Fernando Romboli participaram de três torneios em 2026. No três, caíram na Primeira Fase. Contudo, a dupla brasileira sempre entregou caro as derrotas e perdeu nos detalhes. Teve derrotas em parciais com tie break ou que foram ao 12º game durante o início de temporada.

O tropeço decisivo ao fim de Melo e Romboli foi no Australian Open. Os brasileiros enfrentaram o mexicano Santiago González e o holandês David Pel. A partida acabou no terceiro set: 6×4, 5×7 e 7×5. Os outros torneios com derrota precoce foram no ATP 250 de Brisbane e ATP 250 de Auckland.

Para Rafael Matos, a mudança de ares se mostra benéfica em janeiro. O brasileiro retomou uma parceria com Orlando Luz e conquista grandes resultados já em Melbourne. Os dois estão nas Quartas de Final do Australian Open com direito a triunfos sobre os cabeças de chave número cinco e número dez nas rodadas anteriores.