Os deuses do tênis resolveram abusar neste Roland Garros. A número 361 do mundo ao entrar no torneio está entre as oito participantes finais da chave de simples. Lois Boisson, de 22 anos, superou a estadunidense e número 3 do mundo, Jessica Pegula, nesta segunda-feira (02).

As parciais foram de 3×6, 6×4 e 6×4. A próxima adversária dona da casa Boisson é a jovem e sensação da temporada Mirra Andreeva. A russa de 17 anos venceu a australiana Daria Kasatkina em dois sets (6×3 e 7×5). O confronto será na quarta-feira e o horário ainda será divulgado.

Boisson, se não fosse francesa, provavelmente nem estaria em Roland Garros. A tenista recebeu um convite da organização e, desde então, decolou. Se antes do torneio nunca tinha um triunfo sobre Top-100, bateu três para alcançar as Quartas: Pegula, Elise Mertens e Anhelina Kalinina.

A campanha fará a tenista de 22 anos dar um salto de quase 240 posições no Ranking WTA. Boisson, que figurou em 152ª na melhor colocação da carreira, será, pelo menos, a número 120º na próxima semana. No entanto, ainda há tempo para mais história.

No mesmo lado da chave, a outra partida de Quartas de Final tem duas estadunidenses: Madison Keys e Coco Gauff. Do outro, o possível reencontro de Iga Swiatek e Aryna Sabalenka nas semis. A polonesa enfrenta a ucraniana Elina Svitolina e a russa joga contra a chinesa Qinwen Zheng.