O Brasil corre risco de não ver João Fonseca, novamente, no Australian Open. Depois de uma estreia do mais alto nível, em 2025, com vitória sobre o russo Andrey Rublev, o jovem é dúvida para a próxima edição. O tenista que tende a ser cabeça de chave sofre com problemas na lombar.
No início desta temporada, João Fonseca já deixou de participar do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, por conta da lesão. O brasileiro ficou em recuperação durante uma semana para entrar em quadra no ATP 250 de Adelaide. Contudo, o jovem também anunciou a ausência. Ainda não está pronto.
O torneio seria o último antes da possível estreia no Australian Open. João Fonseca, assim, entraria nas quadras de Melbourne sem ritmo de jogo, caso confirme a participação de fato. O jovem de 19 anos encerrou o último ano em alto e pode ser cabeça de chave pela primeira vez na carreira em um Grand Slam.
É importante, porém, priorizar o físico. O brasileiro trabalhou bastante na pré-temporada para aprimorar a condição em meio à possibilidade de disputar mais torneios e de maior nível. A lesão nas costas aparece como uma barreira e João Fonseca, pelo visto, terá de aguentar por toda a carreira no tênis.
Em entrevista coletiva, João Fonseca falou sobre. “Nasci com um problema nas costas e às vezes sinto mais dor. Já tive uma fratura por estresse há cinco anos, mas é algo que vai estar sempre presente o meu corpo.” Em relação ao Australian Open, o jovem disse: “Estamos fazendo o possível para me recuperar.”