Com apenas 19 anos, o tenista João Fonseca já é motivo de orgulho para o Brasil. O carioca fechou a temporada em 24° do ranking masculino, sendo que é o 1° do país. Fonseca já conquistou multidões, e constrói um currículo bastante respeitável para um atleta da sua idade.

O sucesso em Grand Slams e títulos de nível ATP, como o da Basileia, coloca o jovem no centro dos holofotes. Por esse motivo, João passa a ter compromissos nacionais e internacionais, dentro e fora das quadras. Com isso, ele ainda nutre a vontade de disputar as Olimpíadas pelo Brasil. Em entrevista coletiva no RJ, o tenista afirmou:

“Seria uma honra representar o Brasil nas Olimpíadas, uma oportunidade imensa. Ficar ali ouvindo o hino é emocionante. Estou ansioso para o que vem por aí, mas falta um tempinho ainda (até os Jogos de Los Angeles, em 2028)”.

João já representou seu país em edições da Copa Davis, mas sempre longe de casa. Em fevereiro do ano que vem, defenderá as cores verde e amarelo no Canadá. Pela primeira fase classificatória do torneio de seleções, fará um duelo contra o país-sede.

Mesmo que nunca tenha disputado a Davis em seu território, Fonseca recebe apoio aonde quer que ele vá. O ápice dessa torcida será no Rio Open, quando o Jockey Club Brasileiro receberá diversos fãs do jovem tenista. João ainda é inspiração para crianças e adolescentes que também sonham em ser tenistas.

Por fim, o brasileiro retorna às quadras no dia 8 de dezembro, fazendo uma partida de exibição com o número 1 do ranking mundial, Carlos Alcaraz. Já no fim do mês, iniciará a temporada disputando o ATP 250 de Brisbane. O torneio servirá como preparação para o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open.