A debandada da Rússia continua no mundo do tênis. Diferentemente de outros esportes, é possível que os jogadores mudem a nacionalidade sem restrições. Aliás, os torneios entre os países ocorrem com menos frequência e não têm a mesma importância.
Desta vez, foi a jovem Anastasia Potapova quem “renunciou” à nacionalidade russa para representar a Áustria nos próximos torneios. É a sexta tenista que “deixa” a Rússia no mundo do tênis. Antes, Maria Timofeeva e Kamilla Rakhimova (Uzbequistão), Elina Avanesyan (Armênia), Daria Kasatkina (Austrália) e Alexander Schevchenko (Cazaquistão) trocaram.
Apesar de nem todas as mudanças serem oriundas de um mesmo motivo, a Rússia se tornou peça central por conta de alguns fatores. O principal é a guerra que trava contra a Ucrânia desde 2021. O ato político causou restrições a esportistas “representantes” do país.
Além disso, há também fatores como família, melhores oportunidades de treino e diferenças culturais em relação ao governo. O anúncio de Potapova foi nas redes sociais. A jovem de 24 anos, que teve a cidadania aceita, não citou diretamente as questões e valorizou a vida na Áustria.
“A Áustria é um lugar que adoro, incrivelmente acolhedor, e onde me sinto verdadeiramente em casa. Adoro estar em Viena e espero que lá faça meu segundo lar. Como parte disso, tenho orgulho de anunciar que, a partir de 2026, representarei minha nova pátria, a Áustria, em minha carreira profissional no tênis”, disse.