A noite de domingo (25) reservava um reencontro na Rod Laver Arena, em Melbourne. O sérvio Novak Djokovic enfrentaria o algoz da decisão do Masters 1000 de Miami, o tcheco Jabuk Mensik. Em 30 de março de 2025, o jovem de 20 anos levou a melhor em dois tie breaks. Desta vez, porém, sequer estará em quadra.

Mensik anunciou que desiste do Australian Open por conta de uma lesão muscular na região abdominal. O tcheco foi campeão do ATP 250 de Auckland às vésperas do Grand Slam e, aparentemente, sofreu nos compromissos em Melbourne. Especialmente na Primeira Rodada, três dias após o título, teve uma dura batalha de cinco sets contra o espanhol Pablo Carreño Busta.

“Depois de fazer tudo que podíamos para continuar, tenho que desistir do Australian Open devido a uma lesão muscular abdominal que piorou ao longo das últimas partidas. Embora esteja desapontado, chegar à Quarta Rodada pela primeira vez aqui é algo que levarei comigo por muito tempo”, escreveu Mensik.

Novak Djokovic, claro, lamenta a ausência do companheiro de profissão, mas também agradece. O sérvio de 38 anos sofre fisicamente para aguentar a intensidade de um Grand Slam até o final e ganha uma folga de olho no 25º título de Grand Slam.

Nas Quartas de Final, o sérvio aguarda o vencedor entre o italiano Lorenzo Musetti (5) e o estadunidense Taylor Fritz (9). Na Semifinal, caso Djokovic avance mais uma vez, a grande chance é de enfrentar o número 2 no Ranking da ATP, Jannik Sinner.