Em uma decisão comunicada nesta terça-feira (22), o técnico Tite anunciou que irá paralisar a sua carreira, com o objetivo de cuidar da saúde mental e física. O treinador, que estava em negociações avançadas para retornar ao comando do Corinthians, optou por interromper as conversas com o clube paulista. A notícia foi divulgada por seu filho e auxiliar técnico, Matheus Bachi, através das redes sociais.

Tite, de 63 anos, explicou que após conversar com a família entendeu que a melhor opção nesse momento seria descansar. O técnico chegou a afirmar que o seu corpo estava sofrendo as consequências da vida conturbada como treinador de futebol.

O Corinthians via Tite como a principal opção para substituir o argentino Ramón Díaz, demitido recentemente, e foi pego de surpresa pela decisão. O clube aguardava o treinador para assinar contrato e iniciar os trabalhos no CT Joaquim Grava hoje. Em comunicado, o Timão afirmou que as negociações estavam em estágio avançado e desejou pronta recuperação ao técnico. 

Esta não é a primeira vez que Tite recusa um convite para retornar ao Corinthians. Desde sua saída da Seleção Brasileira, o treinador já havia declinado outras duas propostas do clube. Seu último trabalho foi no Flamengo, de onde saiu em setembro de 2024 após eliminação na Copa Libertadores.

Com a desistência de Tite, o Corinthians retoma a busca por um novo comandante. A equipe é atualmente dirigida interinamente por Orlando Ribeiro e enfrenta o Racing-URU na próxima quinta-feira (24), às 19h, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena. A diretoria alvinegra trabalha para definir o substituto de Ramón Díaz o quanto antes.  

Veja a nota oficial completa emitida por Tite:

“O técnico Tite anuncia uma pausa na carreira por tempo indeterminado para cuidar de sua saúde mental e física.

‘Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte.

Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso.

Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária. Um abraço a todos’.