A Conmebol abriu um processo disciplinar contra o Palmeiras, em razão de um gesto de cunho racista feito por um torcedor, durante a vitória do clube sobre o Cerro Porteño, no Allianz Parque, nesta quarta-feira (10), pela fase de grupos da Libertadores. 

Imagens registradas por um jornalista paraguaio, diretamente das arquibancadas do estádio, mostram um palmeirense imitando um macaco em direção à torcida visitante e supostamente proferindo palavras racistas. O caso foi relatado à entidade sul-americana, que agora investiga o episódio e pode aplicar punições ao clube brasileiro.

Em nota oficial o Palmeiras se pronunciou repudiando o ato e afirmou que está trabalhando para identificar o indivíduo. O Verdão ainda confirmou que irá cancelar o programa de sócio-torcedor do rapaz, caso ele seja adepto.

“O Palmeiras recebeu imagens que mostram um indivíduo fazendo gestos de cunho racista em direção a torcedores do Cerro Porteño durante o jogo de ontem e, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, já trabalha para identificá-lo. Tão logo isso ocorra, ele será bloqueado da plataforma de compra de ingressos para os jogos do clube como mandante e também excluído do Avanti, caso seja adepto do programa. O Alviverde ainda registrará Boletim de Ocorrência para a completa apuração do caso.

Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação”, escreveu o Palmeiras.

O Palmeiras venceu o jogo por 1 a 0 e lidera o Grupo G com seis pontos. Agora o próximo compromisso da equipe será diante do rival Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, novamente no Allianz Parque, neste sábado (12), às 18h30. Já pela Libertadores o Verdão volta a campo somente no dia 24 de abril, às 19h, quando enfrenta o Bolívar, em La Paz.