Há menos de 24 horas, não se esperava que o treinador Filipe Luís, assim como Abel Ferreira, liberasse a imprensa para acompanhar todo o treino. O Flamengo, aliás, até instalou um paredão antiespionagem no Centro de Treinamento da Federação Peruana, em Lima.

No entanto, os jornalistas e as fotos divulgadas pelo próprio Flamengo entregaram uma notícia que ainda não era tão certa. O defensor Léo Ortiz participou das atividades junto dos companheiros sem restrições e, tende, a ficar à disposição de Filipe Luís para a grande decisão da Copa Libertadores.

Palmeiras e Flamengo entram em campo no Monumental, em Lima, no Peru, neste sábado (29), a partir das 18h30. O vencedor se tornará o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. No último encontro entre os dois em uma Final do torneio, o clube paulista levou a melhor na prorrogação: 2 a 1.

Em busca da revanche, Filipe Luís busca a melhor escalação possível. O treinador já não terá os atacantes Pedro (lesão) e Gonzalo Plata (suspenso). Por isso, o retorno de Léo Ortiz seria fundamental, apesar do substituto e concorrente ao lado de Léo Pereira ser o experiente Danilo.

Léo Ortiz se machucou justamente na vitória do Flamengo sobre o Palmeiras pelo Brasileirão no primeiro tempo. O zagueiro ficou no banco de reservas na primeira partida da Semifinal da Copa Libertadores diante do Racing, no Maracanã, e jogou no sacrifício em El Cilindo. Desde então, não fez uma aparição sequer. Amanhã, completa um mês certinho de ausência.