No último sábado, o treinador Filipe Luís teve em mãos um dilema às vésperas da decisão contra o Palmeiras, em Lima, no Peru, pela Copa Libertadores. O zagueiro Léo Ortiz, titular durante toda a campanha do Flamengo em 2025, estava liberado para atuar. No entanto, não entrava em campo desde o término de outubro.
A escolha se mostrou acertada. Filipe Luís insistiu na titularidade de Danilo, que foi a alternativa em meio à ausência de Léo Ortiz, e levantou o troféu da Copa Libertadores. O jogador ex-Juventus deixou o campo como um dos melhores não só por conta do único gol, mas, pela defesa na reta final em chute de Vitor Roque.
A depender do contexto e de quem fosse, a situação poderia ser vista de forma negativa. Contudo, Léo Ortiz sempre deixou claro a Filipe Luís que entenderia. O zagueiro conversou com o treinador antes do confronto e deu tranquilidade ao comandante. Se houvesse dúvida em decorrência do tempo fora, escale Danilo.
“O mais importante é o título”, disse Léo Ortiz. Hoje, terça-feira (02), o zagueiro vive a expectativa de retornar aos gramados amanhã. O Flamengo recebe o Ceará, no Maracanã, a partir das 22 horas. Em caso de vitória, independentemente do placar em Atlético Mineiro x Palmeiras, o clube é campeão brasileiro.
A tendência é de que Filipe Luís mantenha a formação da Final da Copa Libertadores, especialmente no setor defensivo. Léo Ortiz, porém, provavelmente seja acionado. A última vez do zagueiro foi no empate em 0 a 0 em El Cilindro diante do Racing, pela Semifinal do torneio sul-americano.