O Flamengo conquistou a Copa Libertadores pela quarta vez no último sábado e se tornou o primeiro clube brasileiro tetracampeão. O clube superou o Palmeiras em Lima, no Peru, por 1 a 0 com de Danilo no segundo tempo e se vingou da decisão de 2021, quando o rival levou a melhor na prorrogação (2 a 1).

Agora, o Flamengo encaminha uma reta final de temporada com dois títulos. Para além da Copa Libertadores, o clube é o principal favorito a levantar o troféu do Brasileirão. A distância diante do próprio Palmeiras está em cinco pontos com duas rodadas restantes. Depois, o foco é na Copa Intercontinental, vulgo Mundial de Clubes.

No entanto, o calendário não favorece o Flamengo. Na próxima quarta-feira, enfrenta o Ceará, no Maracanã; no domingo, visita o Mirassol; três dias depois, estreia no Mundial de Clubes contra o Cruz Azul, do México. A partir daí, caso avance, tem a Semifinal contra o Pyramids, do Egito, e uma decisão com o Paris Saint-Germain, da França. Tudo isso em um intervalo de uma semana.

Para o presidente do Flamengo, Bap, o cronograma prejudica o desempenho no Mundial de Clubes. “Acho que o Intercontinental é absolutamente injusto. Vamos chegar menos de 20 horas antes do jogo, e a gente perde dinheiro se cair no primeiro jogo. Olha o que aconteceu com o Botafogo ano passado… Hoje vamos desfrutar, e segunda-feira vou decidir o que vamos fazer”, revelou após o triunfo sobre o Palmeiras.