A carreira do atacante Bruno Henrique, do Flamengo, pode ir por água abaixo nos próximos dias. Isso porque o atleta foi indiciado pela Polícia Federal sob a acusação de forçar um cartão amarelo para favorecer apostas esportivas. O evento aconteceu em novembro de 2023. Na oportunidade Bruno Henrique teria sido advertido por realizar uma falta em Soteldo, jogador do Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com o inquérito, familiares do atleta teriam apostado que ele receberia um cartão amarelo na partida – o que, de fato, aconteceu. A suspeita é de que o lance tenha sido forçado, o que caracterizaria manipulação de resultado. Mensagens interceptadas pela PF mostram que Bruno Henrique teria conversado com o seu irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, antes do jogo sobre a possibilidade de ser advertido.
O caso está sendo analisado com base na Lei nº 14.790/2023, conhecida como “Lei das Bets”, e na Lei Geral do Esporte. Se condenado, Bruno Henrique pode enfrentar pena de dois a seis anos de reclusão, além de multa e até banimento do futebol.
“O agente operador deve adotar mecanismos de segurança e integridade, a fim de mitigar a manipulação de resultados e a corrupção nos eventos reais de temática esportiva”, diz o artigo 19 da Lei nº 14.790/2023.
Enquanto a apuração avança, o Flamengo adotou uma postura cautelosa. O clube informou que ainda não foi notificado oficialmente e só irá tomar uma atitude após a averiguação completa dos fatos.
“O Flamengo não foi comunicado oficialmente por qualquer autoridade pública acerca dos fatos que vêm sendo noticiados pela imprensa sobre o atleta Bruno Henrique. O clube tem compromisso com o cumprimento das regras de fair play desportivo, mas defende, por igual, a aplicação do princípio constitucional da presunção de inocência e o devido processo legal, com ênfase no contraditório e na ampla defesa, valores que sustentam o estado democrático de direito”, escreveu o Flamengo.
Veja a troca de mensagens entre Bruno Henrique e seu irmão Wander:
Wander: O tio você está com 2 cartão no brasileiro?
Bruno Henrique: Sim
Wander: Quando pessoal mandar tomar o 3 liga nós hein kkk
Bruno Henrique: Contra o Santos
Wander: Daqui quantas semanas?
Bruno Henrique: Olha aí no Google
Wander: 29 de outubro
Será que você vai aguentar ficar até lá sem cartão kkkkkk
Bruno Henrique: Não vou reclamar
Só se eu entrar forte em alguém
Wander: Boua já vou guardar o dinheiro investimento com sucesso