Após a vitória do Brasil sobre Portugal, já se sabia que o próximo compromisso seria mais complicado. Na noite de sábado, a expectativa se confirmou, infelizmente, e a equipe brasileira perdeu para a Austrália, que sediou o Qualificatório da Billie Jean King Cup, por 2 a 0.
A partida das duplas, que seria entre Luisa Stefani e Ingrid Martins contra Ellen Pérez e Storm Hunter, foi cancelada. Seria a possibilidade do Brasil somar um ponto, mas insuficiente para uma classificação. Agora, a equipe se prepara de olho no Zonal das Américas.
O comandante do Brasil, Luiz Penisa, fez questão de ressaltar a importância de marcar presença nos jogos, apesar da derrota: “A equipe lutou até o último ponto e deixou tudo em quadra. Perdemos no detalhe, mas ganhamos em experiência, união e confiança no trabalho que está sendo feito.”
Quem abriu a sessão na Austrália, foi Nahuany Silva, de 15 anos, e Kimberly Birrell. A brasileira até buscou o empate em sets no segundo, mas sofreu para se manter no terceiro. As parciais foram de 6×4, 3×6 e 6×1. Para fechar, Laura Pigossi enfrentou a australiana de melhor ranking WTA (32º), Maya Joint.
Pigossi saiu à frente e parecia dominar a partida até que as chuvas obrigaram a interrupção. No retorno, a brasileira, por pouco, não levou, mas Maya Joint demonstrou o motivo de ser favorita. O placar ficou em 2×6, 7×5 e 6×1.