O tênis brasileiro comemora muito neste final de semana. O Brasil deu um importante passo de olho na classificação ao Qualificatório da Mundial da próxima temporada. Entre hoje e ontem, as representantes da equipe venceram as tenistas portuguesas e se garantiram no próximo embate.

O início foi espetacular. A jovem Nahuany Silva, que tem apenas 15 anos, abriu os trabalhos para o Brasil com triunfo sobre Matilda Jorge em 7×5 e 6×4. Na sequência, foi a vez da experiência. Laura Pigossi fez 2 a 0 em cima de Portugal ao superar Francisca Jorge com um duplo 6×4.

Hoje, apesar das adversárias não terem chances de se classificar, o Brasil entrou em quadra mais uma vez nas duplas. A atual vice-campeã do WTA Finals, Luisa Stefani, jogou ao lado de Ingrid Martins diante de Ines Murta e Angelina Voloschuk. O placar acabou em 6×1. 4×6 e 6×3.

O Brasil só precisa de mais dois triunfos para alcançar o Qualificatório. Os próximos confrontos serão contra tenistas da Austrália, que sedia o Grupo E dos Play-offs. Ou seja, terão o apoio da torcida. A programação começa na noite deste sábado novamente com Nahuany Silva. A jovem pega Kimberly Birrel.

Depois, Laura Pigossi duela com Maya Joint. A decisão, quem sabe, estará nas mãos da dupla brasileira, Luisa Stefani e Ingrid Martins. As duas tenistas terão compromisso diante de Ellen Pérez e Storm Hunter. Se o Brasil não avançar, disputará apenas um torneio “continental” nas Américas.