Jogando em casa, na FedExForum Arena, o Memphis Grizzlies sofreu uma das derrotas mais dolorosas de sua história na noite desta quinta-feira (24), ao permitir que o Oklahoma City Thunder revertesse uma desvantagem de 29 pontos e vencesse por 114 a 108. Com o resultado, o Thunder abriu 3 a 0 na série de primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste, ficando a uma vitória de avançar.

O jogo parecia sob controle para os Grizzlies, que lideravam por 77 a 51 no intervalo. No entanto, a saída do armador Ja Morant, que sofreu uma contusão no quadril após uma queda no final do segundo quarto, desestabilizou a equipe. Morant, que já havia marcado 15 pontos, não retornou para o restante da partida.    

A ausência de Morant foi sentida imediatamente. O Thunder aproveitou a oportunidade e, liderado por Shai Gilgeous-Alexander (31 pontos), Jalen Williams (26 pontos) e Chet Holmgren (24 pontos, sendo 23 no segundo tempo), iniciou uma impressionante recuperação. A equipe visitante, portanto, superou os Grizzlies por 63 a 31 na segunda metade do jogo, assumindo a liderança pela primeira vez já nos minutos finais.

Sob o comando do técnico interino Tuomas Iisalo, os Grizzlies passam por uma situação crítica. Após a demissão de Taylor Jenkins em março e uma série de lesões e problemas disciplinares, a equipe parece desorganizada e visivelmente abalada. A derrota de quinta-feira representa a segunda maior virada em desvantagem de pontos na história dos playoffs da NBA, ficando atrás apenas da recuperação de 31 pontos do Los Angeles Clippers contra o Golden State Warriors em 2019.

Com a série em 3 a 0, o próximo jogo entre Grizzlies e Thunder está marcado para sábado (26), às 16h30 (horário de Brasília). Em caso de nova vitória do Oklahoma, o Memphis será “varrido” dos playoffs e se despedirá da temporada 2024-25 da NBA de forma vexatória.