O Los Angeles Lakers se movimenta nos bastidores para tentar montar o que pode ser uma das maiores forças da história da NBA. A diretoria da franquia californiana quer ir além da reformulação iniciada com a chegada de Luka Dončić e trabalha para formar um trio com LeBron James e Giannis Antetokounmpo já na próxima temporada. A negociação ainda está em fase inicial, mas a ideia circula com força dentro da organização.

Dončić chegou em fevereiro, num movimento ousado que envolveu a saída de Anthony Davis, e rapidamente se firmou como a nova peça central do time. A eliminação para o Minnesota Timberwolves nos playoffs acendeu o sinal de alerta, e o plano é acelerar a construção de um elenco que coloque os Lakers de volta ao topo. É nesse contexto que o nome de Giannis aparece, em meio à incerteza sobre o seu futuro no Milwaukee Bucks.

O ala grego, mesmo com médias absurdas – mais de 30 pontos e quase 12 rebotes por partida -, não conseguiu evitar mais uma queda precoce da sua equipe. Nos bastidores da liga, cresce a percepção de que o projeto dos Bucks pode não ser mais suficiente para segurar o MVP de 2021. Vale ressaltar também que o armador Damian Lillard, outra superestrela do time de Milwaukee, sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles e está fora da próxima temporada.

Já pelo lado do Lakers, LeBron, que completa 41 anos em dezembro, vive a indefinição sobre continuar ou não em quadra. Publicamente, disse que precisa de um tempo para refletir, mas fontes próximas indicam que a ideia de continuar jogando ao lado do filho Bronny – e num time competitivo – pode mantê-lo firme na ativa. Um supertime com Giannis e Dončić seria um grande incentivo.

Nomes como os de Rui Hachimura, Austin Reaves, Jarred Vanderbilt e Dalton Knecht, além de escolhas de draft, poderiam ser envolvidos pelos Lakers na troca por Antetokoumpo.