O astro do Boston Celtics, Jayson Tatum, abriu o coração sobre a grave lesão no tendão de Aquiles que sofreu em maio. Em entrevistas à imprensa internacional, o jogador disse que “não descarta” retornar às quadras ainda na próxima temporada, que vai de outubro a abril. Assim, a declaração do ala-armador traz uma luz de esperança para os torcedores, que temem que o jogador perca toda a campanha.
A lesão aconteceu durante o Jogo 4 das semifinais da Conferência Leste, contra o New York Knicks. O jogador saiu de quadra em uma cadeira de rodas e chorando muito. Por isso, ele precisou passar por uma cirurgia e está em recuperação desde então:
“A primeira coisa é que eu não disse que não vou jogar nesta temporada. O mais importante é uma recuperação completa e não estou apressando de jeito nenhum, mas também não vou para a reabilitação seis dias por semana à toa”, disse Tatum em entrevista à ESPN.
Em entrevista à revista People, o astro reforçou que não tem pressa para voltar, mas quer se recuperar bem e o mais rápido possível: “Não tem pressão de ninguém me dizendo quando devo voltar. Mas não descarto que seja na temporada que vem. O mais importante é me recuperar 100%, sem me arriscar. Tenho 27 anos e muito basquete pra jogar ainda. Não tenho pressa”, comentou.
Jayson Tatum se sentiu “traído” pelo basquete
Tatum também falou sobre o momento da lesão e disse que não consegue assistir aos vídeos. “Parecia que tinha ouvido um tiro. O tendão fez um barulho muito alto. Me causa sentimentos ruins. Foi um dia triste. Eu só conseguia dizer: ‘Não, não, não. Comigo não’. Eu sabia de cara o que tinha acontecido. Comecei a chorar muito”, relatou o jogador, que pensou se voltaria a ser o mesmo atleta. “Com 27 anos de idade, eu me sentia invencível. Tudo mudou em um piscar de olhos”, completou.
O ala-armador disse que sentiu que sua carreira tinha acabado e que foi tomado por dúvidas sobre o seu futuro. “Minha carreira acabou? Vou ser trocado? Vou perder todos os meus patrocínios?” Foram as perguntas que passaram por sua cabeça. “Toda a minha carreira passou diante dos meus olhos. Estou no auge, sou um dos melhores do mundo, e senti que tiraram tudo de mim. Pode parecer loucura, mas me senti traído pelo basquete”, desabafou.
A ruptura do tendão de Aquiles é considerada uma das lesões mais graves do basquete e já tirou de quadra nomes como Kobe Bryant e Kevin Durant. Outros atletas também sofreram com a lesão na última temporada, como Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers.
Dessa forma, Tatum disse que está em contato com os jogadores e que eles estão se apoiando nesse momento difícil. Em geral, a recuperação de um atleta de alto rendimento após a lesão no tendão de Aquiles leva de 9 a 12 meses.