Romarinho, enfim, está de volta ao Brasil. O atacante passou 11 temporadas no Oriente Médio e sempre despertava o interesse dos clubes para um possível retorno. A prioridade, porém, era continuar no exterior. Aos 34 anos e sem contrato, opta pelo país onde nasceu.

O atacante já está em Salvador e, ao que tudo indica, assinará com o Vitória por um ano com renovação automática em caso de participação em 70% das partidas. O salário de Romarinho no novo clube não foi revelado até o momento.

A previsão é de que o jogador realize exames médicos antes de fechar os últimos detalhes. O Vitória será o primeiro destino brasileiro de Romarinho fora de São Paulo. O atacante vestiu as cores do São Bernardo e RB Bragantino, além do Corinthians.

No Oriente Médio, Romarinho se tornou ídolo e brilhou por onde passou. A pior campanha foi justamente no Al-Rayyan. O atacante jogou apenas três vezes e não marcou gols. A história, no entanto, estava escrita no Al-Ittihad e Neom, da Arábia Saudita; Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos; El Jaish, do Catar.

De acordo com os representantes de Romarinho, os números no exterior são: 394 partidas, 201 gols e 57 assistências. Grande parte desses no Al-Ittihad. O atacante esteve no clube de 2018 a 2024 e encerrou a trajetória com 226 jogos, 105 gols, 29 assistências e dois títulos (Campeonato Nacional e Copa Nacional).

No Brasil, a missão de Romarinho será auxiliar na permanência dentro do Brasileirão. O Vitória abre a zona de rebaixamento com 12 pontos em 14 rodadas e dez bolas na rede. O atacante chegará a pedido do treinador Fábio Carille para reforçar o sistema ofensivo que tem Renato Kayzer e Carlinhos como principais nomes.