Apesar de não valer o mesmo no status, a Copa do Brasil, financeiramente, rende mais frutos aos clubes em relação ao Brasileirão. Já era um motivo para além do próprio título que fazia alguns priorizarem. Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concedeu mais um fator.
A partir da próxima edição, quando também se inaugura a Final de decisão única, a Copa do Brasil premiará dois clubes com vaga na Copa Libertadores. Fora o campeão, o vice terá acesso ao principal torneio da América do Sul no ano seguinte. No entanto, a CBF ainda não definiu exatamente a modalidade.
Por enquanto, o Brasileirão é quem detém quatro vagas para a Fase de Grupos e a Copa do Brasil uma. Com o acréscimo da vaga na Copa, é possível que as vagas do Brasileirão caíam a três. Não há detalhes de quando a CBF irá bater o martelo em relação ao tema.
A entidade comunicou os clubes sobre a vaga extra a partir da próxima temporada nesta quinta-feira (11). Um dia depois do Corinthians vencer o Cruzeiro pela Semifinal da Copa do Brasil, no Mineirão, por 1 a 0. Neste domingo (14), a partir das 18 horas, ocorre o reencontro na NeoQuímica Arena.
Do outro lado da chave, abrem a sessão hoje, por volta das 20 horas, Vasco e Fluminense, em São Januário. O confronto decisivo também é no domingo, mas às 20h30. A grande Final da Copa do Brasil está marcada para os dias 17 e 21 de dezembro.