O jovem Rayan, atacante do Vasco, vive um momento de grande destaque no futebol brasileiro. O jogador de apenas 19 anos foi o autor de um dos gols na vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro. Com isso, ele destacou a grande relação que construiu com o técnico Fernando Diniz, que o ajudou em sua ascensão meteórica no time.

Com Diniz, Rayan se tornou titular absoluto do ataque do Vasco. Ele já soma nove gols em 25 jogos e, em 2025, é o jogador sub-20 com mais gols no futebol brasileiro, com 12, ao lado de Vitor Roque. O treinador o elogiou e o classificou como um dos poucos jogadores “completos” do futebol brasileiro, além de fazer lobby por sua convocação para a seleção.

Diniz segue “fechado” com Rayan

Sobre Rayan, disse Diniz: “É um jogador extremamente diferente, um dos poucos atacantes do futebol brasileiro que é completo. É alto, rápido, canhoto, chuta bem, passou a entrar na área e fazer gol de cabeça, ele recompõe bem, fecha bem. Pode jogar de ponta, falso 9, 9, na outra ponta”.

Ademais, o técnico ainda afirmou que o jogador está “desabrochando em um momento-chave”, em que a lista da Copa do Mundo ainda não está fechada. Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF, esteve no estádio para acompanhar a partida, e Rayan disse que, com o seu trabalho, espera um dia ser convocado:

“Desde que o Diniz chegou, sempre falo que está sendo um paizão, está ajudando bastante, fala comigo todo dia, conversa comigo”, ressaltou o atacante, demonstrando gratidão pelo treinador.

Jovem atrai interesse do futebol europeu

Rayan é o principal ativo do Vasco e desperta o interesse de clubes europeus desde o ano passado. Na última janela, Diniz fez um pedido expresso para a diretoria não perder o jogador, que, segundo ele, poderia se valorizar ainda mais ao longo da temporada. A diretoria atendeu ao pedido e, em abril, renovou o contrato do atacante até o fim de 2026.

O Vasco sabe que a venda do atacante foi prevista nos relatórios entregues à Justiça para a recuperação judicial, mas as vendas de João Victor e Luiz Gustavo ajudaram a segurá-lo no clube. Ainda assim, as sondagens de clubes da Europa aumentaram, e Rayan disse que prefere focar em seu trabalho no Vasco:

“Isso (saída do Vasco) eu deixo no tempo de Deus, eu estou focado aqui no Vasco. Vou fazendo o meu trabalho aqui. Prefiro focar aqui no Vasco, no dia a dia. Isso eu deixo com meu pai e com meus empresários”, afirmou o atacante.

Vasco vive momento de estabilidade e busca subir na tabela

Em resumo, o Vasco vive o momento de maior estabilidade na temporada, com sete jogos de invencibilidade, classificação para a semifinal da Copa do Brasil e um bom respiro na tabela do Brasileirão. A equipe conseguiu sete pontos nas últimas três rodadas, contra Flamengo, Bahia e Cruzeiro.

Dessa forma, o próximo desafio do Gigante da Colina é contra o Palmeiras, nesta quarta-feira (01), no Allianz Parque. O time ganhou uma distância de oito pontos da zona de rebaixamento e já vislumbra outros cenários na classificação:

“A gente pensa em não parar daqui para frente. Então, o jogo do Palmeiras na quarta-feira é muito difícil, mas a gente vai lá, buscar sempre a vitória”, disse Rayan. “A zona de rebaixamento nunca foi o nosso foco. Sempre foi buscar a Libertadores, Sul-Americana. A gente quer sempre brigar na parte de cima da tabela”, concluiu o jogador.