O Vasco voltou sua atenção para um jogador que parecia descartado e agora está perto de fechar sua quinta contratação nesta janela de transferências: o zagueiro Carlos Cuesta, do Galatasaray. A diretoria vascaína já tem um acordo com o jogador e seus representantes e, neste momento, discute o modelo do negócio, que pode ser uma contratação definitiva ou um empréstimo.

O colombiano de 26 anos preencheria uma das principais lacunas do elenco comandado por Fernando Diniz: a de um zagueiro que atue pelo lado direito. Nos últimos dias, o Vasco acumulou negativas em suas tentativas de contratação, com nomes como Léo Duarte, Nino, Joaquim e Vitor Tormena.

Vasco se anima por Carlos Cuesta

Carlos Cuesta, titular da seleção da Colômbia na Copa América do ano passado, era a opção preferida do clube desde o início. Internamente, a diretoria acredita que ele é o zagueiro que melhor combina velocidade, força e qualidade na saída de bola. O presidente Pedrinho assistiu aos jogos de Cuesta na Copa América e ficou bastante empolgado com a possibilidade de contratá-lo.

Num primeiro momento, o Vasco estava próximo de um desfecho positivo, mas o Spartak Moscou entrou na negociação, ofereceu valores mais altos e quase fechou com o jogador. Como a transferência não se concretizou, Cuesta voltou ao radar vascaíno.

O Galatasaray não deve ser um obstáculo na negociação, pois o zagueiro não se adaptou ao futebol turco. Após se destacar no Genk, da Bélgica, por seis temporadas, ele sofreu com problemas médicos e disputou apenas oito partidas pela nova equipe desde a temporada passada. Nesta janela, o Vasco já anunciou as contratações de Thiago Mendes, Andrés Gómez, Robert Renan e Matheus França.

Saída de Sforza para o Juventude

Além da possível chegada de Cuesta, o Vasco também encaminha saídas. É o caso do empréstimo do volante Sforza para o Juventude até o final do ano. O jogador argentino não estava mais nos planos da direção vascaína nem da comissão técnica de Fernando Diniz.

O clube carioca tentava negociar o volante desde o início do ano, mas não havia concretizado nenhuma transferência nesse sentido. Contratado para ser titular em 2024, Sforza não se firmou e foi reserva na maior parte da temporada, ficando atrás de Hugo Moura e Mateus Carvalho.

Neste ano, o argentino atuou em apenas cinco jogos, sendo duas vezes na Série A e três no Campeonato Carioca. Além disso, ficou de fora da lista de relacionados em diversas ocasiões, seja com os técnicos Carille, Felipe ou Fernando Diniz.

Contratado com grande expectativa, depois de uma longa negociação com o Newell’s Old Boys, Sforza nunca conseguiu ter um bom desempenho no Vasco. Entretanto, o contrato dele com o clube de São Januário ainda vai até o final de 2028.