Rivais de longa data, Sport e Bahia vivem momentos bem diferentes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor de Aço briga na parte de cima da tabela, ocupando a quarta posição com 28 pontos, o Leão ainda busca sua primeira vitória na competição, afundado na lanterna com apenas cinco pontos.

Contudo, apesar da má fase atual do Sport, há uma estatística que joga a favor do Rubro-negro pernambucano para o próximo confronto. O Sport defende uma invencibilidade de 11 jogos contra o Bahia no Recife, um feito que já dura 15 anos.

Sport já aplicou goleada histórica

Em 22 de fevereiro de 2023, pela quinta rodada da Copa do Nordeste, o Sport aplicou um impressionante 6 a 0 sobre o Bahia. Esse placar elástico só havia ocorrido outras duas vezes na história do confronto, ambas também a favor do Sport: pela Taça Brasil de 1959 e pelo Torneio Pernambuco-Bahia de 1956.

Ironicamente, um dos grandes destaques daquela goleada rubro-negra foi Luciano Juba, que hoje é um dos principais jogadores do elenco do Bahia. Na ocasião, Juba marcou dois gols e deu uma assistência. Vagner Love também balançou as redes duas vezes, enquanto Jorginho e Sabino completaram o placar.

Vitórias sem sofrer gols

No retrospecto de jogos contra o Bahia em Pernambuco, o Sport venceu os últimos seis. Além da goleada por 6 a 0, houve três triunfos por 1 a 0 e duas vitórias por 2 a 0. No geral, nos 11 jogos de invencibilidade como mandante, o Sport soma oito vitórias e três empates.

A última vez que o Bahia somou três pontos contra o Sport como visitante foi em 25 de setembro de 2010, quando derrotou o rival por 2 a 1, na Ilha do Retiro, pela Série B, com gols de Diego Corrêa e Morais. O gol do Leão naquele jogo foi marcado pelo atual técnico do time, Daniel Paulista.