Apesar da goleada sofrida para o Puerto Cabello, o Vasco segue vivo na Copa Sul-Americana, o clube carioca tem inclusive, chances de se classificar como líder do grupo G. No entanto, a missão não é nada fácil. O Lanús abriu três pontos de vantagem e se isolou na ponta da tabela. A equipe cruzmaltina enfrentará o time argentino na próxima rodada, em confronto direto decisivo.

Restam duas partidas para o Vasco nesta fase de grupos:

  • Lanús x Vasco, na Argentina, no dia 13
  • Vasco x Melgar, em São Januário, no dia 27

Para alcançar a liderança, o Vasco precisa vencer os dois compromissos restantes. Além disso, será necessário que o Lanús não conquiste os três pontos na última rodada, contra o Puerto Cabello. Esse seria o cenário ideal para o Vasco assumir a ponta da chave.

Caso os dois times vençam seus respectivos compromissos finais, o critério de desempate será o saldo de gols. Atualmente, o Lanús tem saldo positivo de quatro, enquanto o Vasco está com dois negativos.

Para obter a segunda colocação do grupo, a missão é um pouco mais tranquila, no entanto, o regulamento da Sul-Americana determina que os segundos colocados de cada grupo enfrentem os terceiros colocados da Libertadores em um playoff. Essa etapa extra é o que o Vasco deseja evitar.

O melhor cenário na próxima rodada seria uma vitória sobre o Lanús e um empate entre Puerto Cabello e Melgar. Nesse caso, os dois rivais diretos chegariam à rodada final ainda com chances de classificação.

Se empatar ou perder para o Lanús, o Vasco corre o risco de ser ultrapassado por quem vencer o duelo entre Puerto Cabello e Melgar, chegando à última rodada sem margem para tropeços — só a vitória interessaria.