O retorno de Rafinha ao São Paulo está confirmado. Aos 40 anos, o ex-jogador deixa o trabalho como comentarista na SporTV para ganhar uma função no Departamento de Futebol. De acordo com as informações, o cargo do reforço será de gerente esportivo.
O próprio ex-lateral-direito fez questão de anunciar a mudança para o São Paulo durante a programação do Seleção SporTV. O interesse do clube se deu quando o coordenador Muricy Ramalho deu indícios de que sairia. Contudo, Rafinha não será um substituto e sequer exercerá a mesma função.
O novo presidente do São Paulo, Harry Massis, apenas revelou que há similaridades nas atividades. O clube tenta uma reformulação em meio ao fim de ciclo de Julio Casares e espera que Rafinha consiga fazer a ponte entre elenco e diretoria. Aliás, o ex-jogador foi capitão do São Paulo nas últimas duas conquistas (Copa do Brasil e Supercopa do Rei).
Vai ser a primeira vez de Rafinha em um cargo “executivo” no futebol. O veterano acumula experiência europeia uma passagem de quase oito anos no Bayern de Munique, além de Genoa e Schalke 04. O ex-lateral-direito também esteve presente no elenco multicampeão do Flamengo em 2019.
A história como jogador do São Paulo acabou em 2024, quando optou por vestir as cores do Coritiba, onde fez categorias de base, antes de se aposentar. Fora as duas conquistas, Rafinha acumulou 117 aparições, um gol e cinco assistências.