O dia 19 de julho ficará marcado na história do meio-campista Oscar. Foi a última vez que entrou em campo na atual temporada e, provavelmente, será a última na carreira. De acordo com informações do UOL, o jogador de 34 anos se aposentará ainda neste mês de dezembro.
A apuração revela que Oscar já avisou familiares e amigos próximos sobre a decisão. No entanto, ainda resta a conversa com a diretoria do São Paulo para acertar os detalhes da rescisão de contrato. O vínculo se estenderia até dezembro de 2027.
Oscar chegou ao São Paulo no início da temporada sob grandes expectativas. Especialmente em um ano de Copa Libertadores. Contudo, os problemas físicos impediram a frequência em campo da forma como se esperava. O meio-campista só participou de 21 partidas em 2025.
A maioria foi no Campeonato Paulista, onde atuou em 12 jogos com mais de 900 minutos – ao todo na temporada, acumulou1.484. No Estadual, Oscar também teve a maior contribuição. Os dois gols em 2025 ocorreram na competição, assim como quatro das cinco assistências.
O principal motivo para a aposentadoria não é as respectivas contusões, mas um problema em específico. Em novembro, durante testes físicos de olho na próxima temporada, Oscar desmaiou em um exercício na bicicleta ergonométrica. De imediato, o jogador foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein.
O meio-campista de 34 anos ficou em observação por dois dias e realizou diversos exames. O diagnóstico foi síncope vasovagal. Desde então, Oscar não voltou ao Centro de Treinamento do São Paulo até a última sexta-feira. Era o princípio do término de carreira.