O ano de 2025, especialmente, foi marcado por diversas críticas em relação ao uso do gramado sintético. Palmeiras, Botafogo e Atlético Mineiro, por exemplo, têm a grama artificial nos respectivos estádios. Outros clubes e até jogadores, no entanto, fizeram reclamações sobre ao longo da temporada.

Uma das principais vozes foi o atacante Neymar. O camisa 10, que ainda não renovou o vínculo com o Santos, disse uma vez. “Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em society é algo que incomoda qualquer jogador, independente das lesões”. O atacante não enfrentou o Palmeiras, o Botafogo e nem o Atlético Mineiro como visitante.

Agora, porém, o gramado sintético, caso a renovação com o Santos ocorra, será mais presente na vida de Neymar. O Santos está no processo de implementação da grama artificial no campo 1 do Centro de Treinamento Rei Pelé. De acordo com as informações, o elenco profissional tende a utilizar o espaço às vésperas de jogos com o piso.

A tecnologia que o Santos empregou no CT Rei Pelé é do sistema Soccer Grass HD Organic Pro. A FIFA já homologou o gramado sintético e muitos times têm um campo com o piso nos centros de treinamento. Um dos benefícios ao clube é a necessidade de menor manutenção.

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou sobre a novidade no CT Rei Pelé para 2026. “Modernizar o CT Rei Pelé é fortalecer o futuro do Santos. Essa atualização coloca nossos atletas em um ambiente de treinamento de nível internacional e mostra nosso compromisso em oferecer as melhores condições possíveis para a equipe.”