A temporada não tem sido das mais tranquilas para o Santos, mas um nome vem se destacando apesar dos tropeços coletivos: Gabriel Brazão. O goleiro, que herdou a titularidade após a lesão de João Paulo em 2024, se tornou protagonista absoluto do time ao acumular uma impressionante quantidade de defesas. Até o momento, Brazão é o goleiro com mais defesas registradas no mundo em 2025.

Segundo levantamento da plataforma Sofascore, o arqueiro alvinegro já realizou 94 intervenções desde o início do ano, superando nomes importantes como Yehvann Diouf, do Reims, com 92 defesas, Yan Sommer, da Inter de Milão, que aparece com 82 e até mesmo Thibaut Courtois, do Real Madrid, que impediu 85 gols na temporada. 

Aos 24 anos, Brazão vem ganhando destaque não só dentro do Brasil, mas também internacionalmente. Revelado pelo Cruzeiro e com passagens pelo futebol italiano, o goleiro encontrou espaço no Santos e vem chamando a atenção pela regularidade e reflexos rápidos.

O bom momento individual contrasta com a fase do clube. O Santos amarga a 18ª posição no Brasileirão e caiu cedo na Copa do Brasil. O número elevado de defesas do camisa 77 do Peixe, inclusive, expõe o quanto o sistema defensivo da equipe tem sido vulnerável é como o goleiro tem evitado que o cenário seja ainda pior.

Apesar da situação delicada na tabela, Brazão tem se destacado e clubes do futebol europeu já estão de olho em sua contratação. Chelsea, Galatasaray e Porto manifestaram interesse recente no jogador e prometem realizar propostas na abertura da janela de transferências.