Em menos de uma semana, o Fluminense encontrou um novo treinador. Renato Gaúcho, pela sétima vez, assume o cargo com vínculo até o término da atual temporada. Ele já estará à frente do elenco nos trabalhos de sexta-feira e, provavelmente, no final de semana, pelo Brasileirão.

O Fluminense enfrenta o RB Bragantino, no Maracanã, a partir das 16 horas do domingo (06). Renato Gaúcho terá mais duas sessões de treinamento antes de reestrear pelo Fluminense. O comandante foi a segunda opção da diretoria do Tricolor. Gabriel Milito, no início da semana, rejeitou a proposta por “questões familiares.”

Renato Gaúcho traz consigo os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. Na preparação física, o novo técnico deixa para Ricardo Henriques, que já estava no Fluminense. Caso encerre a temporada nas Laranjeiras, não há cláusula automática de renovação.

Trajetória no Fluminense

O novo reforço do Fluminense é um velho conhecido da torcida como jogador e treinador. No ano de 1995, por exemplo, o inesquecível gol de barriga marcado por Renato Gaúcho ajudou a encerrar um jejum de dez anos sem título do Carioca.

Dentro de um Maracanã com cerca de 120 mil pessoas, o Fluminense bateu o Flamengo por 3 a 2 na última rodada do octogonal final e ficou na liderança. Renato Gaúcho, apesar dos cinco gols durante todo o campeonato – Romário teve 27 – entrou na história.

Como treinador, as passagens de Renato Gaúcho foram em 1996, 2002-03, 2003, 2007-08, 2009 e 2014. Ao todo, esteve na área técnica em 202 partidas. Venceu 86 e perdeu 64. As grandes campanhas foram em 2007, com o título da Copa do Brasil, e em 2008. O Fluminense foi vice-campeão da Copa Libertadores para a LDU, do Equador.