O ano de 2025 do Athletico foi, no mínimo, emocionante. O clube iniciou a Série B do Campeonato Brasileiro com desempenho bastante abaixo e chegou a brigar para não entrar na zona de rebaixamento. Simultaneamente, eliminou o São Paulo da Copa do Brasil e estava nas Quartas de Final.

Os meses se passaram e a normalidade voltou aos trilhos do Athletico. Especialmente por conta da presença de Odair Hellmann. O treinador, que chegou em meio de 2025, arrumou a casa no Paraná e colocou o clube novamente na elite do futebol nacional com a segunda colocação.

Além disso, o Athletico teve a melhor campanha do returno e o melhor ataque da Série B do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Corinthians deu fim à participação. O desempenho de Odair Hellmann, inclusive, atraiu o interesse do Internacional na desesperada luta contra o rebaixamento.

Abel Braga, porém, assumiu e ajudou o Internacional a permanecer. Desde então, Odair Hellmann e o Athletico trabalham a renovação de contrato. O treinador de 48 anos não recebeu propostas e sondagens de outros times do Brasileirão, ao que tudo indica, e, assim, optou pela renovação.

O novo vínculo entre Athletico e Odair Hellmann se estende até o término da atual temporada. Por enquanto, o comandante acumula 17 vitórias, sete empates e dez derrotas com o clube. Para 2026, a expectativa é de manutenção na elite e, por isso, a diretoria já acertou com quatro reforços: o meio-campista Alejandro García, o lateral-direito Gilberto e os volantes Juan Portilla e Jadson.