A International Football Association Board (IFAB) anunciou uma atualização na Regra 14 do futebol, esclarecendo situações de “dois toques” em cobranças de pênalti. A partir de 1º de julho de 2025, se um jogador escorregar e tocar acidentalmente na bola com ambos os pés durante a cobrança, e o gol for marcado, a penalidade será repetida. Caso o gol não seja convertido, a cobrança será considerada inválida ou resultará em tiro livre indireto para o time adversário, dependendo do contexto da partida.
Essa mudança foi motivada por um incidente ocorrido nas oitavas de final da Liga dos Campeões, quando Julián Álvarez, do Atlético de Madrid, escorregou ao bater um pênalti contra o Real Madrid, tocando na bola com ambos os pés. Apesar de ter convertido a cobrança, o gol foi anulado após revisão do VAR, gerando controvérsia e críticas por parte do Atlético e de seu técnico, Diego Simeone.
A IFAB esclareceu que a regra anterior não distinguia entre toques duplos acidentais e deliberados. Com a atualização, busca-se maior equidade, permitindo a repetição da cobrança em casos de toques acidentais que resultem em gol, enquanto toques deliberados continuam sendo infrações.
A nova diretriz visa reduzir a subjetividade nas decisões arbitrárias e garantir justiça em situações semelhantes. A IFAB enfatiza que essa atualização não é uma mudança de regra, mas traz maior clareza sobre a orientação a ser seguida por árbitros em casos específicos.
A implementação dessa atualização está prevista para competições que se iniciem a partir de julho de 2025, podendo ser adotada antecipadamente por torneios que assim desejarem.