Duas décadas após a sua primeira passagem, o treinador Mano Menezes está de volta ao Grêmio. O técnico foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira (21) como o novo comandante do time, retornando ao clube onde construiu um dos capítulos mais simbólicos da própria carreira.
No Imortal, Mano Menezes foi o responsável por levar o clube de volta à Série A em 2005, na reconhecida Batalha dos Aflitos. Pelo clube gaúcho ainda conquistou dois títulos estaduais. Na oportunidade o treinador deixou o Grêmio no fim de 2007, com 169 partidas disputadas, sendo 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas – representando um aproveitamento de 59,56%. Desde então, o técnico passou por grandes equipes e pela Seleção Brasileira. O seu último trabalho foi pelo Fluminense, ainda nesse ano.
Desta vez o acerto com Mano Menezes ocorre após a demissão do argentino Gustavo Quinteros. O técnico estrangeiro deixou o Grêmio após uma sequência de más atuações e resultados negativos. O estopim foi a goleada sofrida diante do Mirassol, por 4 a 1.
O contrato de Mano Menezes com o Grêmio vai até dezembro de 2025. O comandante já iniciou os trabalhos com o elenco, nesta terça-feira (22), no CT Luiz Carvalho, visando o seu primeiro jogo diante do Godoy Cruz, na Argentina, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. O duelo ocorre na quinta-feira (24), às 19h, no Estádio Malvinas Argentinas.
Em suas redes sociais, Mano Menezes comemorou o retorno ao Grêmio. “Eu volto. Por honra. Por gratidão. Por esse laço eterno. Inacreditável. Imortal. Grêmio e eu. Outra vez juntos. Por tudo. E por mais”, escreveu o treinador.