A atuação de uma atleta marcou a terceira rodada do Brasileirão Feminino, porém, não da forma como se espera. Os resultados, os gols e os lances bonitos ficaram de lado por conta de um ato racista cometido por uma jogadora de 18 anos das categorias de base do Internacional que não teve a identidade revelada. O contrato foi rescindido.
A diretoria Colorada confirmou a informação após a repercussão e acusação da diretoria do Sport de uma pessoa arremessar uma banana em direção ao banco de reservas.
“Buscamos as imagens, apuramos o fato. Infelizmente, partiu de uma atleta da base recém-chegada. Uma resposta na hora do clube que não tolera, não relativiza, não normaliza qualquer episódio que fere de morte os valores do Spot Club Internacional”, disse o vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, Ivandro Morbach.
Punições
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está encarregada pelo caso e ainda analisará as imagens cedidas pelo Internacional para determinar os próximos passos.
No Brasil, tanto o autor de um crime de racismo quanto o de injúria racial pode ser preso de dois a cinco anos fora a multa. A delegada Tatiana Bastos, responsável pela investigação, explicou os possíveis enquadramentos:
“De acordo com a dinâmica, pode ser uma injúria racial, pode ser o crime subsidiário de prática discriminatória. E aqui, possivelmente, nós vamos enquadrar também no racismo recreativo, uma vez que foi feita ali uma piada de péssimo gosto. A gente chama de racismo recreativo quando há essa conotação jocosa. Isso é algo que não só é crime, como tem um apenamento ainda maior, um nível de reprovabilidade ainda maior por parte da legislação.”
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a perda de três mandos de campo para o Internacional no Brasileirão depois da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrar com o pedido.
O recém-eleito Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, condenou: “Vamos cobrar uma apuração rigorosa. Não existe mais espaço para racistas no futebol.”
Falando sobre futebol…
O jogo foi disputado no SescCampestre, em Porto Alegre, e acabou com empate em 2 a 2. Os dois clubes, penúltimo e antepenúltimo, conquistaram o primeiro ponto no Brasileirão Feminino. O Internacional volta a campo no sábado (12), na casa do Fluminense a partir das 17 horas. O Sport, no mesmo dia, mas às 15h30, recebe o Flamengo.