O bom desempenho de Aguirre pode mudar o cenário da lateral-direita do Internacional para o restante da temporada, já que o dono da posição em 2024, Bruno Gomes, sofreu grave lesão no joelho e só retornará aos trabalhos físicos no segundo semestre.

Sob desconfiança e com atuações irregulares no início do Campeonato Gaúcho, Aguirre ganhou a confiança de Roger Machado, que pediu calma na adaptação do argentino ao futebol brasileiro.

Ainda no início de fevereiro, Roger defendia a sequência de Aguirre: “Preciso passar confiança para o Aguirre. Dar tempo para ele adquirir ritmo. Queremos que ele assuma a posição. Não tem mágica. Precisamos encontrar equilíbrio. A característica mudou. O Bruno defendia por dentro e buscava o espaço. Tínhamos o Tabata e o Gabriel (Carvalho), que não eram pontas. Agora tem um jogador mais agudo. Precisamos de tempo para que ele fique melhor condicionado e renda mais”.

E o pedido do treinador foi correspondido em campo. Na Libertadores, Aguirre tem participação em 6 gols, algo que corresponde a 60% dos 10 marcados pelo colorado na competição.

Posição de Bruno Gomes pode mudar

A consolidação de Aguirre na lateral-direita pode mudar a forma de atuação de Bruno Gomes. Adotando um esquema com 3 jogadores de meio-campo, com Fernando, Thiago Maia e Bruno Henrique, Roger Machado pensa em contar com Bruno Gomes também nesta função.

O grupo colorado não conta com muitas opções para a função. Para a abertura do meio-campo, Fernando e Ronaldo se candidatam. Na segunda função, com tarefas ofensivas, Bruno Henrique, Thiago Maia, Diego Rosa e Luís Otávio são as alternativas.

Antes de retornar ao Internacional, Bruno Gomes foi destaque no Coritiba atuando justamente nesta função de conexão da defesa com o ataque.

Quando Bruno Gomes retorna?

Apesar da previsão inicial (e cautelosa) de 9 meses para a recuperação, o departamento médico do Internacional acredita em uma possível antecipação, devido ao bom desempenho de Bruno Gomes em todos os processos iniciais.

No cenário mais otimista, Bruno Gomes pode voltar a ser opção no fim de julho ou início de agosto.