A Seleção Brasileira teve uma participação pífia no Mundial Sub-20 e, pela primeira vez na história, caiu na Fase de Grupos. Não à toa, quem também caiu foi o treinador Ramon Menezes. No entanto, nem todos da delegação viveram tempos “sombrios” no período.
Um atacante, em especial, aproveitou o Mundial Sub-20 para se destacar: Gustavo Prado. O jovem de 20 anos do Internacional participou das três partidas, apenas a primeira como titular, e voltou com moral ao Rio Grande do Sul. De acordo com informações, a presença no torneio valorizou o passe.
Gustavo Prado, agora, é alvo do Brighton, da Inglaterra. O clube já observava a situação do atacante anteriormente, porém, o Mundial Sub-20 serviu para dar mais “pontos” ao jovem. O Internacional, por outro lado, não define um valor de transferência ao jogador de 20 anos.
O clube é dono de 60% dos direitos econômicos, enquanto a Ferroviária tem 30% e o próprio Gustavo Prado, o restante. O atacante renovou o contrato junto ao Internacional até 2028 durante a última temporada. A multa rescisória, à época, estava na casa dos R$ 380 milhões.
As notícias, contudo, não fazem de Gustavo Prado mais participativo no esquema de Ramón Díaz. O atacante de 20 anos ainda não atuou com o treinador e espera as primeiras oportunidades pós Data FIFA. Em 2025, o jovem de 20 anos acumula 22 jogos (seis como titular) e dois gols pelo profissional do Internacional.