O Inter vive uma temporada de oscilações, mas o capitão Alan Patrick mantém sua fase decisiva, emplacando o melhor ano de sua carreira em números. O camisa 10 lidera as participações em gols do time e está na briga pela artilharia do Brasil em 2025.
Ao abrir o placar na vitória sobre o Botafogo no último sábado, Alan Patrick marcou seu 19º gol no ano, empatando com Arrascaeta no quinto lugar entre os maiores goleadores do país. O meia encostou nos líderes, com quatro gols nos últimos quatro jogos. À sua frente na artilharia nacional estão Vegetti (24), Flaco López (22) e Kaio Jorge e Cano (ambos com 20).
Mesmo que não alcance o topo do ranking de artilheiros neste ano, 2025 já se consolidou como o ano mais goleador do meia colorado. Afinal, seu recorde anterior era de 2023, quando balançou a rede em 16 oportunidades.
Alan Patrick ganhou nova posição com Ramon Díaz
Sob o comando de Ramón Díaz, Alan Patrick ganhou um novo posicionamento em campo, atuando como um “falso 9” e tendo mais liberdade no ataque. Seu gol no fim de semana, por exemplo, foi dentro da área, ao aproveitar um rebote de Leo Linck, goleiro botafoguense.
“Como falso 9, com Carbonero e Vitinho atacando os espaços, consegui dar equilíbrio ao time. Me adaptei ao meio para articular e ajudar a equipe”, afirmou o capitão, mostrando sua satisfação com a nova função.
Apesar de mais avançado, Alan Patrick segue como o principal organizador do time, somando 12 assistências. Sua importância ofensiva no Brasileirão só o coloca atrás de Arrascaeta, que tem apenas um passe para gol a mais. A produção do camisa 10 é notavelmente superior à de 2023, quando precisou de 60 partidas para alcançar 16 gols e 10 assistências; nesta temporada, atingiu os números em 41 jogos.
O auxiliar técnico Emiliano Díaz elogiou a fase do jogador. “É diferenciado. Não estávamos chegando tão claro para ele dar o último passo. Hoje conseguimos. Ele é um cara muito experiente, com personalidade e estamos felizes em tê-lo no elenco”, disse. Além dos recordes de gols na carreira, Alan Patrick ainda igualou Edenilson como o principal artilheiro do Beira-Rio após a reforma do estádio, com 34 gols.