Willian chegou ao Grêmio no dia 05 de setembro e pediu um tempo para atingir a forma física ideal. A estreia pelo clube, assim, aconteceu somente no dia 21 de setembro, em pleno Gre-Nal. Com 62 minutos em campo, o atacante deu uma assistência e ajudou na vitória por 3 a 2.
Na sequência, o treinador Mano Menezes seguiu com Willian entre os titulares, porém, sem contribuições diretas nos compromissos contra Botafogo e Vitória. O atacante de 37 anos, aliás, também não disputa os 90 minutos dos jogos. No último domingo, no entanto, o tempo foi ainda menor.
Um dos principais reforços do Grêmio para a reta final de temporada, Willian sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé direito e preocupa a comissão técnica. Existe a possibilidade do atacante não retornar aos gramados em 2025. O clube não estipulou uma previsão de retorno.
De acordo com o histórico, a tendência é de que Willian precise de seis semanas ou, em caso de cirurgia, mais tempo. O Departamento Médico do Grêmio tem cautela para decidir qual será o melhor caminho. O jogador tem vínculo até dezembro de 2026.
Sem Willian, a principal opção de Mano Menezes é o jovem Alysson, que entrou na vaga do atacante durante o triunfo por 3 a 1 diante do Vitória na Arena. Outro nome é Franco Cristaldo, camisa 10 que perdeu espaço no elenco após a Data FIFA. O próximo compromisso é na quarta-feira (01), na Vila Belmiro, com o Santos a partir das 21h30.