O plano A do Grêmio para 2026 deu certo. O clube anunciou a contratação de Luís Castro como treinador por duas temporadas. Aos 64 anos, o técnico chega ao Rio Grande do Sul para a segunda passagem no futebol brasileiro. Anteriormente, em 2022-23, brilhou no comando do Botafogo.

Luís Castro estava livre no mercado desde novembro, quando encerrou vínculo junto ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. A passagem durou somente 14 partidas depois de um outro período sem trabalhar – Al-Nassr, da Arábia Saudita. Logo, a sondagem de algum clube brasileiro era óbvia.

A comissão técnica de Luís Castro terá outros seis novos contratados. Entre eles, os auxiliares Vítor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Nuno Cerdeira e Roberto Júnior (Betinho).

O acerto entre as partes ocorreu na quinta-feira. Segundo as apurações anteriores, o Grêmio e Luís Castro acertaram um salário na casa dos R$ 2 milhões para toda a comissão técnica. O vínculo ainda prevê uma renovação de mais um ano ao fim de 2027. O objetivo será uma boa campanha na Copa Sul-Americana e, claro, no Brasileirão.

O treinador português substituirá Mano Menezes, que foi demitido logo após o término do Brasileirão. No comunicado via redes sociais, o Grêmio escreveu: “Um treinador vencedor em um time Imortal”. Agora, é trabalhar no planejamento para a próxima temporada.