Em uma temporada muito abaixo do que a torcida espera, o Grêmio não conseguiu entrar na briga por nenhum título relevante nacionalmente. Além de perder o Gauchão para o Inter, o Tricolor precisa lutar para se afastar do Z-4, assim como seu maior rival. A briga na parte de baixo do Brasileirão Betano segue acirrada, mostrando que tanto Grêmio quanto outras equipes precisam repensar seus planejamentos.

Como ponto de partida de uma reconstrução para 2026, o Imortal confirmou Odorico Roman como seu novo presidente. O propósito da nova gestão é resolver os problemas que mais complicam o desempenho dentro de campo, sejam eles internos ou externos.

Pensando na melhoria do futebol, Roman vê como prioridade ampliar a qualidade do ataque gremista, buscando no mercado peças que agreguem tanto técnica quanto taticamente. Dessa forma, o clube daria alternativas a Mano Menezes.

Recentemente, o clube gaúcho comunicou que acompanha de perto a situação de Pedro e Everton Cebolinha no Flamengo. Revelado pelo Grêmio, Cebolinha pode retornar ao clube após o Flamengo demonstrar interesse em vender o jogador. Já a contratação de Pedro é praticamente impossível.

Seja como for, Odorico tem um Plano B caso não consiga avançar por Cebolinha. O nome mais cotado é o de Róger Guedes, atual destaque do Al-Rayyan no Catar. Vale lembrar que os gaúchos até tentaram trazer o ex-Corinthians na última janela, mas os catarianos não quiseram liberá-lo. Portanto, a nova proposta deve ser mais atrativa, de modo que salte aos olhos do clube catari e do atacante.

Em uma entrevista recente, Róger Guedes chegou a afirmar que está aberto a atuar pelo Grêmio, sendo um primeiro passo para a negociação evoluir. Apesar de dizer que não tem interesse em voltar ao Brasil no momento, o jogador parece atraído pelo que o Tricolor Gaúcho tem a oferecer.