No início da temporada, o Grêmio desembolsou cerca de R$ 25,6 milhões para a contratação de Cristian Olivera. O jovem, aos 22 anos na época, chegava com status de titular no esquema de Gustavo Quinteros. No entanto, o sonho de brilhar no futebol brasileiro, transformou-se em pesadelo.
Olivera não esteve na lista de relacionados do treinador Mano Menezes, que substituiu Quinteros em abril, desde o dia 05 de novembro. Além disso, o atacante já acumula minutagem baixíssima com entradas no segundo tempo para disputar os 20 minutos finais dos duelos.
Hoje, o futuro de Olivera parece mais próximo da própria casa, no Uruguai. De acordo com as informações, o Grêmio recebeu uma proposta do Nacional por empréstimo com opção de compra. O time brasileiro ainda analisa, porém, o clube uruguaio já considera a negociação como fechada.
O vice-presidente do Nacional, Flavio Perchman, confirmou a chegada de Cristian Olivera em entrevista ao programa Warda con Estos, da Aweno TV. Por enquanto, nada de anúncios ou textos de despedida do Brasil. Difícil prever como o Grêmio divulgará a transferência.
O reforço mais caro da temporada, ao lado do zagueiro Vagner Leonardo, deixa o time com 39 aparições, cinco gols e duas assistências. Fora as inúmeras polêmicas, a exemplo das críticas a Mano Menezes por ceder o lugar de Olivera a William durante a temporada, e dos atrasos nas reapresentações por vestir a camisa da Seleção Uruguaia.