O Grêmio terá Arthur para o restante da temporada e por mais seis meses na sequência. O cenário é diferente do que se esperava, porém, o volante retorna após sete meses. O jogador tente a desembarcar em Porto Alegre nas próximas horas.

Em um primeiro momento, acreditava-se que Arthur rescindiria o vínculo com a Juventus e, assim, ficaria livre para assinar junto ao Grêmio. Os vazamentos do acordo pelo retorno, no entanto, fizeram o time italiano dificultar a transação.

Arthur tem vínculo até 2027 na Itália e negociava a rescisão. O volante de 29 anos queria receber todos vencimentos a que tinha direito. O novo cenário leva o jogador ao Grêmio por empréstimo de um ano e meio sem opção de compra.

O volante atuou a última vez pela Juventus em 2022 e, desde então, acumulou empréstimos pelo Liverpool, da Inglaterra, pela Fiorentina, também da Itália, e Girona, da Espanha, onde jogou na última temporada.

A Juventus contratou Arthur por R$ 442 milhões, além de bônus pelas metas alcançadas, em 2020. O volante disputou 63 partidas e marcou um gol. Em junho de 2024, ao retornar do empréstimo à Fiorentina, houve uma renovação por mais dois anos – o vínculo encerrava em 2025.

A nova assinatura não significou mais oportunidades em uma Juventus de reformulação. A opção foi um novo empréstimo. O Girona acertou a contratação e teve Arthur em campo durante 15 jogos do Campeonato Espanhol. O volante não balançou as redes ou deu assistência.