Depois de quase sete anos, o retorno está mais próximo do que nunca. Arthur tem tudo para vestir a camisa do Grêmio novamente. O volante, inclusive, já acertou as bases salariais com o clube gaúcho por um ano e meio. O último detalhe é a rescisão de contrato junto a Juventus, da Itália.
Arthur tem vínculo até 2027, mas negocia uma rescisão há alguns dias. O volante atuou a última vez pelo time em 2022 e, desde então, acumulou empréstimos pelo Liverpool, da Inglaterra, pela Fiorentina, também da Itália, e Girona, da Espanha, onde jogou na última temporada.
A intenção do volante brasileiro de 29 anos e do estafe era garantir o recebimento dos salários até o término do contrato. A Juventus, porém, não estava disposta a aceitar as condições e Arthur, então, optou por abrir mão de boa parte do que teria direito.
A Juventus contratou Arthur por R$ 442 milhões, além de bônus pelas metas alcançadas, em 2020. O volante disputou 63 partidas e marcou um gol. Em junho de 2024, ao retornar do empréstimo à Fiorentina, houve uma renovação por mais dois anos – o vínculo encerrava em 2025.
A nova assinatura não significou mais oportunidades em uma Juventus de reformulação. A opção foi um novo empréstimo. O Girona acertou a contratação e teve Arthur em campo durante 15 jogos do Campeonato Espanhol. O volante não balançou as redes ou deu assistência.
O cenário praticamente insustentável na Itália tende a encerrar nas próximas horas. Arthur provavelmente voltará ao Grêmio onde brilhou para o futebol. O volante conquistou a Copa Libertadores de 2017, disputou 70 partidas e marcou seis gols na primeira passagem. Apesar de bons momentos no Barcelona, nunca teve consistência na Europa.