O Fluminense oficializou uma parceria com o América-RJ, presidido por Romário, para o empréstimo de jogadores que não estão sendo aproveitados no elenco profissional. O acordo prevê o envio de três a cinco atletas ao clube rubro até o fim da disputa da Série A2 do Campeonato Carioca. A proposta é oferecer rodagem aos jovens tricolores e, ao mesmo tempo, reforçar o elenco do América na luta pelo acesso à elite estadual.
O anúncio foi feito após uma visita de Romário ao CT Carlos Castilho, nesta sexta-feira (11). O Baixinho foi recebido pelo presidente Mário Bittencourt, com quem costurou os detalhes da parceria. Ídolo da Seleção Brasileira e com passagem marcante pelo Flu entre 2002 e 2004, Romário elogiou a estrutura do clube e celebrou a reaproximação com as Laranjeiras.
“Fiquei bastante impressionado, quero parabenizar ao presidente Mário pelo que eu vi. Tudo isso nasceu das mãos dele, principalmente essas melhorias. É uma honra poder estar aqui no Fluminense, já tive a oportunidade e o prazer de ter vestido essa camisa. Sei da grandeza desse clube, do tamanho dessa história e fico muito feliz de poder estar fazendo uma parceria com o Fluminense”, disse Romário.
De acordo com um levantamento feito pelo Globoesporte, dentre os nomes que estão treinando separado e não possuem mais idade para treinar entre os profissionais, podendo ser emprestados ao América-RJ, estão: os zagueiros Caio Leão, Davi Alves e Davi Schuindt; o volante Freitas; o meia Thiago Henrique; e os atacantes Lucas Felipe, Luiz Freitas e Luan Brito.
A movimentação é parte da estratégia do Fluminense para dar oportunidade aos jogadores, ao mesmo tempo ajudar a fortalecer o futebol carioca. Mário Bittencourt ressaltou que os clubes de menor investimento precisam ser valorizados, e que o Tricolor tem papel ativo nesse fomento. A parceria com o América reforça essa missão, especialmente pela figura de Romário, que soma história com os dois lados.
“O Fluminense precisa fomentar o futebol do Rio como um todo, e os clubes considerados de menor investimento são muito importantes para que a gente encontre novos talentos. Sabendo da capacidade do Romário e da história do America, ligamos para ele e marcamos essa reunião. Que o America possa fazer um grande campeonato da Série A2 e voltar à primeira divisão”, afirmou Mário Bittencourt.