Filipe Luís está a alguns meses de ficar sem contrato no Flamengo. O vínculo atual do treinador estende-se somente até dezembro. A renovação, porém, já é um assunto nos bastidores do clube do Rio de Janeiro há alguns meses. O interesse de continuidade, ao que tudo indica, é mútuo.

O treinador de apenas 40 anos, no entanto, promete jogo duro para receber as valorizações e o tempo de contrato esperado. Nos últimos dias, Filipe Luís acertou com o português Jorge Mendes para empresário e representante nas negociações junto à diretoria do Flamengo.

O português é bastante conhecido no futebol e já agenciou nomes como Cristiano Ronaldo ao longo da carreira. Nas primeiras impressões, a conversa de Jorge Mendes e Boto deixaram a renovação mais próxima. De acordo com as apurações, há um entendimento de extensão por duas temporadas.

A multa rescisória, por outro lado, ainda não se definiu. O Flamengo deseja aumentar a pedida visto que o jovem técnico já atrai interesse da Europa. Nas últimas semanas, Filipe Luís recusou uma oferta do Fenerbahçe – recentemente demitiu José Mourinho – para seguir o projeto no Brasil.

O comandante de 40 anos não tem pressa para definir as questões burocráticas, especialmente em um momento de Quartas de Final da Copa Libertadores e disputa do Brasileirão. A tendência é de que Filipe Luís e o Flamengo fiquem mais perto de um acordo durante a Data FIFA de outubro. Até lá, o foco é no desempenho em campo.