A convocação da Seleção Brasileira determinou dois desfalques para o Flamengo nas partidas do dia 15 e, provavelmente, 19 deste mês. Os zagueiros polivalentes Alex Sandro e Danilo integrarão a delegação que enfrenta Senegal e Tunísia durante a próxima Data FIFA.

No entanto, o treinador Filipe Luís tem de pensar nas ausências de agora, e existe. Não apenas com o centroavante Pedro e o atacante Everton Cebolinha. No meio-campo, o Flamengo perdeu duas peças importantes para os duelos desta semana na briga pelo título do Brasileirão.

O volante Jorginho e o colombiano Jorge Carrascal dificilmente estarão à disposição contra o São Paulo, nesta quarta-feira, e o Santos, no domingo. O primeiro sofreu uma lesão na coxa direita durante a classificação para a Final da Copa Libertadores contra o Racing.

O segundo não ganhou descanso no final de semana em meio à boa fase e sentiu uma contusão na costela. Felizmente, o problema não é grave e Carrascal “apenas” teve um edema. Mesmo assim, a tendência é de que não tenha condições para entrar em campo.

O que é um problema para Filipe Luís, talvez, transforme-se em solução. O Flamengo tem um elenco recheado de opções e, com os desfalques, o treinador tem chance de dar confiança a outros jogadores. Evertton Araújo, por exemplo, marcou gol contra o Sport, apesar de ser expulso. Nico de la Cruz, entrou como titular e, quem sabe, reencontra o melhor futebol.