O primeiro passo já ocorreu. O Flamengo estreou no Mundial de Clubes com triunfo nesta quarta-feira (10) em Doha, no Catar. O clube carioca enfrentou o Cruz Azul, do México, no estádio Ahmad Bin Ali e venceu por 2 a 1. Os dois gols saíram dos pés do uruguaio Giorgian De Arrascaeta.

O meio-campista, no que abriu o placar, aproveitou uma falha do zagueiro Piovi. O jogador do adversário tentou virar a bola, porém, deixou nos pés de De Arrrascaeta dentro da área. O camisa 10 e artilheiro do Flamengo na temporada, obviamente, não perdoou.

Na sequência, como já estava desde o apito inicial do árbitro sueco Glenn Nyberg, o Cruz Azul dominou a posse da bola. Com boa troca de passe e lances de habilidade, o adversário do Flamengo, aos poucos, se aproximou da meta de Agustín Rossi. Ainda no primeiro tempo conseguiu o empate.

Depois de uma jogada confusa, o lateral-direito Jorge Sánchez acertou um chute indefensável da entrada de área. Já não tinha tempo para a pressão continuar. Intervalo. No retorno dos vestiários, quem esperava mais do Cruz Azul, assistiu ao Flamengo com uma postura diferente.

Os comandados de Filipe Luís retornaram dispostos a marcar o segundo gol. No entanto, faltava algo e o treinador sabia muito bem. Colocou Éverton Cebolinha na vaga de Jorge Carrascal. Em poucos instantes, o ex-jogador do Grêmio deu um passe que deixou De Arrascaeta cara a cara com o goleiro Gudiño.

Na primeira tentativa, o uruguaio tentou servir a Bruno Henrique, mas a zaga interveio. Como a bola voltou para De Arrascaeta, foi a vez de chutar para dentro do gol. 2 a 1. Os minutos finais até foram de mais posse para o Cruz Azul, só que sem o ímpeto de outrora.

E agora?

O Flamengo avança à Terceira Fase do Mundial de Clubes para encarar o Pyramids, do Egito – superou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 3 a 1. A bola rola neste sábado, novamente no estádio Ahmad Bin Ali, a partir das 14 horas. O vencedor duela na Final do torneio contra o Paris Saint-Germain, da França, no dia 17.