Na última sexta-feira (29), o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, disse: “É a quarta homenagem ao Arrasca este ano? Ainda vêm mais umas quantas depois, nos próximos anos mais umas quantas…” Ele entregava ao meia Arrascaeta uma homenagem pelo recorde de assistências no Campeonato Brasileiro.

A frase de Boto, embora sutil, indicou que a diretoria já pensa em prolongar a estadia do uruguaio no clube. Para que a expressão “nos próximos anos” faça sentido, o contrato de Arrascaeta, que se encerra no fim de 2026, precisará ser estendido, e as conversas sobre a renovação, que estavam paralisadas, precisam ser retomadas.

O jogador de 31 anos não esconde a vontade de continuar no Flamengo e encerrar sua carreira no clube onde é considerado ídolo. Ele e seu empresário chegaram a iniciar negociações no primeiro semestre. Arrascaeta propôs um novo contrato até o fim de 2028 com valorização salarial, mas a diretoria deu uma resposta negativa naquele momento.

Flamengo deve retomar negociação com Arrasca

Apesar de o Flamengo ter outras prioridades, a negociação com Arrasca se encerrou em maio. Com isso, Arrascaeta foi para o fim da fila, que incluía Varela, Pedro e Rossi. Do trio, apenas o lateral-direito já renovou até agora.

Agora, algumas fontes apontam que a diretoria do Flamengo planeja retomar as conversas a partir da próxima Data FIFA. A intenção é chegar a um acordo até dezembro, antes que o meia entre no último ano de seu contrato.

Arrascaeta assumiu a camisa 10 de Zico em 2025 e tem honrado a fama do número em campo. Ele é o maior artilheiro e o maior “garçom” do time na temporada, com 16 gols e 13 assistências. Com mais dois gols, ele se tornará o principal goleador da Era Filipe Luís no Flamengo, que começou em outubro de 2024.

Camisa 10 prestes a bater novos recordes

Só neste ano, o uruguaio já recebeu diversas homenagens no Flamengo: uma camisa pelo recorde de 15 títulos no clube (empatado com Bruno Henrique); um quadro por ter disputado 300 jogos com o uniforme rubro-negro; um prato pelo recorde de assistências na história do Brasileirão (78 passes para gol) e uma batuta de maestro por ter ultrapassado a marca de 100 assistências pelo time.

Como o próprio Boto mencionou, há mais homenagens por vir. Afinal, Arrascaeta está perto de alcançar outras marcas notáveis, como: fazer 100 gols pelo Flamengo (faltam 11); se tornar o maior artilheiro estrangeiro do clube (faltam cinco para igualar Doval); ter sua temporada mais artilheira (faltam dois gols para igualar 2019); ter a melhor temporada da carreira (faltam oito participações diretas em gols para igualar 2019); e se tornar o maior goleador gringo do Brasileirão (faltam 14 para igualar Petkovic).